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Troubleshooting: Despiste de Problemas

Se não consegur ligar com sucesso à rede eduroam tente novamente ou confira se colocou a configuração correta. Apague a rede criada e tente novamente.

No entanto algum outro impedimento por parte do hardware ou software poderá estar a condicionar a ligação. Confirme abaixo alguns dos problemas mais comuns.

1. Possui placa de rede sem fios (Wireless)?
2. Tem placa de rede sem fios (Wireless), mas estará ligada?
3. A placa de rede sem fios (Wireless) é compatível com WPA2-Enterprise?
4. Tem os controladores (drivers) da placa de rede sem fios (Wireless) instalados/atualizados?
5. Verifique se os dados de autenticação (login/password) estão corretos.
6. Experimente alterar o "segundo método de autenticação" na configuração da eduroam.
7. O antivírus ou firewall que possui pode estar a bloquear a ligação.
8. Verifique o endereço de rede é obtido automaticamente
9. Verifique a proxy do navegador de Internet
10. Verifique o gestor de rede sem fios
11. Verifique as atualizações do sistema operativo
12. Verifique se o computador tem vírus


1. Possui placa de rede sem fios (Wireless)?

Se o portátil não possui uma placa não poderá fazer qualquer ligação.

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2. Tem placa de rede sem fios (Wireless), mas estará ligada?

Alguns modelos de computador possuem um botão para ligar/desligar a placa no chassis, noutros casos é necessário premir uma combinação de teclas (normalmente FN+F8, podendo variar a tecla F8 para aquela que tiver o símbolo do wireless. Em caso de dúvidas consulte o manual do seu computador). Poderá ainda verificar, caso o portátil possua, se os leds indicativos da placa wireless no chassis do computador estão acesos.

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3. A placa de rede sem fios (Wireless) é compatível com WPA2-Enterprise?

Se a placa não tem capacidade para rede WPA2-Enterprise não é possível estabelecer a ligação. A maioria das placas recentes com a norma IEEE 802.11g/n funcionam.

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4. Tem os controladores (drivers) da placa de rede sem fios (Wireless) instalados/atualizados?

Se o software da placa não estiver instalado/atualizado poderá não fazer qualquer ligação. Consulte preferencialmente o nosso repositório de drivers, ou visite a página do fabricante para descarregar os controladores mais recentes. Reinicie depois de instalar um novo driver.

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5. Verifique se os dados de autenticação (login/password) estão corretos.

Confirme novamente se os dados estão corretos através de um login no SIIUE. Ainda assim, depois de fazer login proceda à alteração de password e tente introduzir novamente as suas credenciais. Se não conseguir efetuar o login no SIIUE proceda à recuperação da password no mesmo sistema.

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6. Experimente alterar a "Autenticação da Fase 2" na configuração da eduroam.

Dependendo do seu sistema operativo/equipamento, se o guia indicar que deve utilizar MSCHAPv2, experimente seleccionar PAP.

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7. O antivírus ou firewall que possui pode estar a bloquear a ligação.

Alguns programas de antivírus ou firewall bloqueiam o acesso à rede. Experimente a desativá-los durante o processo de autenticação.

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8. Verifique o endereço de rede é obtido automaticamente

Nas propriedades da placa de rede deverá possuir os protocolos IPv4 e/ou IPv6 ativos. Confirme que opções como “Obter automaticamente um endereço IP” e “Obter automaticamente o endereço do servidor DNS”, ou “Automático (DHCP) “ estão ativas.


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9. Verifique a proxy do navegador de Internet

Nas opções do seu navegador preferido, normalmente nas configurações de rede/LAN deverá ter as respetivas seleções de forma a não ter qualquer proxy ativa.

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10. Verifique o gestor de rede sem fios

Utilize preferencialmente o gestor de redes sem fios do sistema operativo. Poderá ser necessário desativar a inicialização de software de terceiros do arranque do sistema operativo.

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11. Verifique as atualizações do sistema operativo

Procure ter sempre o seu sistema operativo atualizado. No Windows procure ter sempre o último Service Pack.

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12. Verifique se o computador tem vírus

Por vezes software malicioso (vírus) impede o acesso à internet. Se possível teste o computador com outro acesso/tipo de ligação e verifique se permite a ligação à internet. Corra um antivírus e tente novamente.

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